O que é a Prata de Lei S925 e como identifica-la?

Comprar jóias de prata de lei sejam anéis, brincos, colares, pendentes ou pulseiras, são um grande investimento que se torna cada vez mais valioso com o passar do tempo. Ser enganado na compra de prata de lei falsa é um erro que você não pode cometer. Ser capaz de identificar a diferença entre jóias de prata falsas e prata de lei podem poupar-lhe muitas dores de cabeça.

As jóias em prata S925 contêm 92,5 por cento de prata pura e o resto, 7.5%,  em algum tipo de liga, normalmente de cobre. Isso é muito diferente do banho a prata, onde uma camada de prata é colocada sobre outro metal ou liga, e pode ser raspada ou manchada facilmente. Existem alguns passos que você pode seguir para garantir que a sua jóia é de prata de lei (S925).

O teste mais fácil é usar um íman. Metais atraentes e brilhantes, como a prata, ouro e platina, são materiais não ferrosos, o que significa que eles não são magnéticos. Pegue em algumas jóias e coloque-as perto de um íman; Se as jóias forem atraídas, então não são de prata de lei. São de aço inoxidável ou cobre altamente polido para parecer prata ou ouro.

As jóias de prata 925 tipicamente têm certas marcas para indicar a sua pureza. Essas marcas incluem "925", ".925" ou "S925", para representar a prata pura de 92,5 por cento que existe. Se essas marcas não estão presentes, isso não significa necessariamente que não são de prata de lei. Se houver algum selo oficial na jóia, então é altamente provável que seja prata de lei. Veja aqui alguns exemplos dos selos de jóias fabricadas em Portugal.

Usando um pano macio e branco, esfregue uma pequena parte da jóia. Se aparecerem marcas negras, a sua jóia é de prata verdadeira. Isso ocorre porque a prata 925 oxida quando é exposta ao ar. Esta é a principal razão pela qual as jóias de prata mancham ao longo do tempo, assumindo um tom escuro. Essas marcas negras provavelmente não ocorrerão se não forem de prata verdadeira.

O preço que você pagou pela sua jóia é um bom indicador de se é prata real ou não. A prata 925 é muito mais cara do que as alternativas. Se o preço que você está a pagar parece bom demais para ser verdade, então o mais provável é que você não esteja a comprar jóias de prata 925.

Mais um teste que pode tentar, caso tenha acesso aos materiais, mas que pode ser perigoso. Coloque uma gota de ácido nítrico na sua jóia. Os produtos com banho a prata ou de baixa qualidade provavelmente ficarão com uma cor esverdeada, devido ao alto nível de cobre que existe. Nas jóias de prata 925, por outro lado, ficará com uma cor creme.

Poupe dinheiro na avaliação das suas jóias de prata 925 com o uso desses testes que permitem que você saiba distinguir a prata verdadeira da prata falsa.